SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Edemas diminuem e Massa está melhor

Rio - Felipe Massa não corre risco iminente de morte. O brasileiro, que permanecerá sedado por um período de 48 horas, passou ontem por um exame cerebral. E segundo o neurologista que está tratando do vice- campeão mundial de F-1, o quadro é “tranquilizador”.
Até o fim da semana, dependendo da evolução do quadro, o piloto deverá ser transferido para a clínica Pitié-Salpêtrière, em Paris. A unidade é comandada pelo médico Gerard Saillant, o mesmo que já operou Ronaldo Fenômeno e Michael Schumacher. A transferência é um pedido da Ferrari.
A tomografia computadorizada a que o piloto foi submetido não acusou dano neurológico e apontou que os edemas diminuíram. “O exame teve o resultado que estávamos esperando”, afirmou o chefe geral do Hospital Militar de Budapeste, Peter Bazso. Hoje, Felipe fará outra tomografia.Massa permanece em coma induzido na UTI porque está em uma fase crítica do tratamento. Ele foi tirado da sedação por alguns momentos ontem depois que seu pai, Titônio, seu irmão, Dudu, e sua mulher, Raffaela, chegaram, mas em seguida voltou a ser sedado. O médico contou que Massa continuará assim por 48 horas antes de ser acordado de novo. A sedação será diminuída gradativamente.
Em entrevista à TV Globo, Dino Altmann, médico responsável pelo GP do Brasil, que viajou à Hungria, afirmou que a situação é grave, mas não há risco iminente. “É uma situação grave, mas risco iminente de morte... acho que não. O neurologista me contou que houve uma melhora e as coisas estão evoluindo de uma forma positiva. Neste momento, a situação toda é grave e séria, mas as lesões por si só não são sérias. Ele tem um pouco de edema, mas não tem hematoma ou lesão do tecido nervoso do cérebro. O olho não foi afetado, mas o osso que envolve o olho sofreu uma fratura que não deve trazer qualquer problema para a visão dele”, diz Dino.
Massa bateu durante os treinos em Hungaroring após receber um forte impacto na cabeça de uma mola que teria se soltado da Brawn de Rubens Barrichello. O choque fez Massa perder momentaneamente a consciência, mas ele conseguiu frear antes de bater na proteção no circuito, a uma velocidade 190 km/h.
O chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, foi ao hospital após a corrida. Kimi Raikkonen, que terminou em segundo, também fez uma visita. Rubens Barrichello, acompanhado de Ross Brown, foi ao hospital visitar Felipe Massa.
Domenicali dedicou o pódio da Ferrari a Felipe. “Neste momento, todos os nossos pensamentos estão com ele e com sua família. Acho que este sentimento também se aplica a todos que são próximos a ele e a todos os fãs ao redor do mundo. A equipe foi excepcional, se concentrando no trabalho apesar do que aconteceu. Em nome de todos, mando nossos bons desejos para Felipe. Amamos você e estamos todos pensando em você” diz o chefe.
Capacetes mais fortes
Felipe Massa estava a 280km/h quando foi atingido por uma mola do carro de Rubens Barrichelo. Considerando o peso e o tamanho da peça (12cm e 800g), especialistas calculam que o impacto tenha sido de cerca de 150kg. A peça atingiu a parte mais frágil: a viseira.
O capacete passa por uma série de testes de impacto. No teste de penetração, um objeto de metal pontiagudo, de 3 kg, é derrubado da altura de três metros sobre o capacete, que deve permanecer íntegro. Submetida a um peso de 38 kg, a presilha não pode alargar mais de 30 milímetros. O visor é bombardeado com projéteis viajando a a cerca de 500km/h e os pontos de impacto não podem ser mais profundos que 2,5 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário