SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 24 de julho de 2009

SP confirma mortes por gripe suína e total chega a 16 no Estado; país soma 33 vítimas

Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira mais duas mortes de pacientes com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- e confirmou as outras duas mortes anunciadas na região de Campinas (a 93 km de São Paulo). Com isso, o número de mortes no Estado em decorrência da doença sobe para 16 e, no Brasil, o total chega a 33. Até esta sexta-feira, São Paulo é o Estado com o maior número de mortes registradas no país. Segundo a secretaria, uma das vítimas é uma menina de 4 anos, moradora da cidade de São Paulo, que morreu no último dia 19, três dias após ser internada. Ela tinha histórico de internações por crise de asma e bronquiolite.
Morreu também um homem de 58 anos, morador de São Paulo, internado no dia 1º de julho na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele morreu nas última terça-feira (21) e, segundo a secretaria, tinha graves problemas hepáticos.
Mais cedo, a Prefeitura de Campinas confirmou outras duas mortes em consequência da doença: uma mulher de 37 anos, moradora da cidade, e que morreu na quinta-feira (23); e uma gestante, moradora de Cosmópolis, que morreu na terça-feira (21). Os exames que comprovaram a gripe suína foram divulgados nesta sexta. Aulas
O Sesi (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) informou nesta sexta-feira que será adiado o retorno às aulas após o recesso do meio do ano para evitar o contágio pela gripe suína. Cerca de 150 mil alunos serão afetados pela medida.
A Prefeitura de Osasco (Grande São Paulo) também decidiu adiar a volta às aulas rede municipal de ensino. Em nota, a administração municipal informou que os cerca de 65 mil alunos, que retornariam de férias na próxima segunda-feira (27), devem voltar às aulas no dia 3 de agosto.
Na quinta (23), os ministérios da Saúde e da Educação recomendaram na quinta-feira (23) que os alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína procurem um médico de confiança e, dependendo da orientação, fiquem em casa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a possibilidade de adiar volta às escolas da rede pública de ensino em decorrência da doença ainda está em discussão com as secretarias estaduais de Saúde. Segundo o governo, cada Estado tem autonomia para prorrogar as férias escolares, caso achar necessário.
Vítimas
As mortes por gripe suína foram confirmadas em quatro Estados: Rio Grande do Sul (11), São Paulo (16), Rio de Janeiro (5) e Paraná (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário