SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Governo confirma mais 72 casos de gripe suína no Brasil; total soma 977

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira 72 novos casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- no Brasil. Com isso, o número de infectados desde o dia 8 de maio sobe para 977.
Os novos casos foram confirmados nos Estados de São Paulo (42), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (7), Bahia (3), Maranhão (2), Pernambuco (2), Acre (1), Ceará (1), Paraná (1), Paraíba (1) e Rio Grande do Norte (1).
São Paulo é o Estado com maior número de infectados, 444 no total. Em seguida aparecem o Rio Grande do Sul (118) e o Rio (112).
Infectados
Segundo o ministério, a maioria dos infectados já recebeu alta ou está em processo de recuperação. O país registra ainda 2.973 casos suspeitos da doença. Outros 1.538 foram descartados desde maio.
Do total de casos, 563 (57,6%) foram de pessoas que contraíram a doença no exterior e 278 (28,5%), de transmissão autóctone --ocorrida dentro do território nacional, aponta o balanço do ministério. Outros 136 casos permanecem em investigação.
O governo afirma que Argentina, Estados Unidos e Chile são os principais locais de provável infecção dos casos importados da gripe suína.
O próximo balanço será divulgado pelo ministério na próxima sexta-feira (10), com base em informações do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) registradas pelas secretarias de saúde dos Estados, municípios e do Distrito Federal. A partir da próxima semana, o boletim será publicado semanalmente, sempre às quartas-feiras.
Gripe comum
Na última segunda-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, minimizou a situação da transmissão da gripe suína no Brasil. "Tem muita gente que pensa 'a doença tem nome diferente' e então pensa que é diferente. Ela tem um nome diferente porque é um novo vírus, mas o comportamento dessa doença, na vida real, nos mostra que agora é muito parecida com a gripe comum", disse.
Na ocasião, Temporão afirmou que a gripe comum preocupa mais o ministério devido ao número de mortes que causa. "Em 2006 morreram no Brasil, de complicações causadas pela gripe comum, 70 mil pessoas. A gripe comum é um problema muito mais sério de saúde pública do ponto de vista de mortes do que essa nova gripe que começou agora. Mas, como é uma doença nova, tudo pode acontecer, nós estamos trabalhando com todos os cenários possíveis, mas a situação é de tranquilidade", afirmou o ministro.
De acordo com Temporão, a grande maioria dos casos de gripe suína no país são leves e podem ser atendidos e orientados pelo plano de saúde, por unidades de atendimento ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde). "Temos de impedir que casos mais graves se compliquem. Temos de ter leitos, para atender quem precisa de internação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário