SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Sobe para 2 o número de cidades do RS em emergência devido à gripe suína

Mais um município gaúcho decretou situação de emergência devido à gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). O município de Barra do Quaraí (RS), que tem cerca de 4.000 habitantes, ainda não confirmou nenhum caso da doença, porém, faz fronteira com Uruguaiana, que já confirmou três mortes. Com o aumento no número de casos na cidade, Uruguaiana também já havia confirmado o decreto de situação de emergência devido à doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, outros dois municípios gaúchos já haviam adotado a medida anteriormente: São Gabriel e Itaqui. As cidades, no entanto, não estão mais em situação de emergência.
"Não temos hospitais em Barra do Quaraí, por isso, dependemos dos hospitais de Uruguaiana, onde a situação se agravou devido à gripe. Além disso, estamos muito próximos do Uruguai e da Argentina, que já registraram muitos casos de mortes pela doença", afirmou Richard de Souza Generaly, secretário de Saúde do município.
Desde o dia 28 de junho, o Brasil registrou 15 mortes em consequência da doença, sendo 11 apenas no Rio Grande do Sul.
Com o decreto --também assinado domingo (19) e que ainda precisa ser homologado pelo governo estadual--, as cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí poderão comprar medicamentos e contratar médicos sem licitação.
Segundo o secretário de Saúde, a cidade conta apenas com casos suspeitos --porém, o número de pessoas monitoradas não foi divulgado- e a medida é preventiva. "É quase certa que haverá a confirmação de casos na cidade. Precisamos nos preparar para isso", disse Generaly, que ressaltou que o município não possui um posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Mortes
Das 15 mortes registradas em consequência da doença no país, 11 foram confirmadas no Rio Grande do Sul. Os outros casos ocorreram em São Paulo (3) e no Rio (1).
Veja a relação de vítimas por Estados:
Rio Grande do Sul:
Uruguaiana:- gestante de 36 anos - morreu no dia 16 de julho- menina de 5 anos- morreu em 15 de julho- caminhoneiro Dirlei Pereira, 35 - morreu dia 16 de julho
Santa Maria:- serralheiro de 40 anos - morreu dia 17 de julho- homem de 26 anos - morreu dia 13 de julho- homem de 31 anos - morreu no início de julho
Passo Fundo:- comerciante de 42 anos - morreu dia 8 de julho- homem de 31 anos - morreu dia 8 de julho- caminhoneiro Vanderlei Vial, primeira vítima da doença no país - morreu em 28 de junho
São Borja:- caminhoneiro de 29 anos - morreu dia 6 de julho
Sapuacaia do Sul:- menino de 9 anos - morreu dia 5 de julho
São Paulo
Osasco:- rapaz de 21 anos - morreu dia 11 de julho- menina de 11 anos - morreu dia 30 de junho
Botucatu:- homem de 28 anos - morreu dia 10 de julho
Rio de Janeiro- mulher de 37 anos - morreu dia 13 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário