SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 9 de agosto de 2009

O casal Hernandes depois do exílio

Livres da prisão nos EUA, Estevam e Sônia dividem o tempo entre a UTI, onde o filho está internado, e os cultos na Igreja Renascer.Estou dividido", disse Estevam Hernandes, um dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo, logo que subiu ao palco da sede internacional do grupo religioso, durante culto na noite da quarta-feira 5. As 2,5 mil pessoas que lotavam o galpão da sede, na zona leste de São Paulo, e gritavam em uníssono "ôôô, o paizão voltou" silenciaram. "Estou feliz por estar de volta ao Brasil, mas triste pelo meu "E filho, o Bispo Tid", completou. Estevam e sua mulher, Sônia - conhecidos como "apóstolo" e "bispa" e líderes de uma das mais poderosas denominações neopentecostais brasileiras - passaram os últimos 32 meses em Miami, nos Estados Unidos, cumprindo pena por tentar entrar no país com US$ 56,5 mil em dinheiro, tendo declarado apenas US$ 10 mil. E voltaram às pressas ao País por causa de um drama familiar.A 15 dias do fim da sentença, o casal - que cumpriu cinco meses da pena em regime fechado e de maneira alternada, outros cinco em prisão domiciliar e mais um período em liberdade controlada por pulseiras GPS - recebeu a notícia de que o mais velho dos três filhos, Felippe Daniel Hernandes, de 30 anos, sofrera graves complicações durante uma cirurgia complementar ao processo de redução de estômago. Com a saúde frágil desde a infância - ele fez um transplante de rim, doado pelo pai, aos 14 anos -, o bispo Tid, como é conhecido na igreja, estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em estado gravíssimo e com possível comprometimento neurológico. Em função das circunstâncias, o juiz americano reduziu a pena em duas semanas para que o casal pudesse acompanhar o filho doente.
Desde então, Estevam e Sônia quase não saem do lado do filho, embora tenham comparecido em culto horas após desembarcarem e na quarta-feira 5. O casal tem tido o apoio da pastora Caroline Celico, a senhora Kaká, presente no palco da sede internacional na semana passada. "Eles se mudaram para o hospital", diz uma amiga da família. Lá, dois representantes da igreja se alternam para manter uma corrente de oração e canto 24 horas por dia na antessala da UTI, onde estão parentes de outros 33 pacientes.
Nos jardins e no entorno do hospital, fiéis com crachá e colete da Renascer montam uma espécie de guarda espiritual para o herdeiro de seus líderes. Em todas as cerimônias dos 800 templos da Renascer, o estado de saúde do bispo Tid é lembrado. No culto do sábado 1º, por exemplo, os 30 mil fiéis que compareceram à Ceia de Oficiais no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, se viraram em direção ao Hospital Oswaldo Cruz para orar por ele.A preocupação se justifica. Para muitos, o bispo Tid - que tem uma irmã, Fernanda, 26 anos, e um irmão adotivo, Gabriel, 14 anos - é o sucessor natural de Estevam no comando da Renascer. Como bispo, ele está a um passo de se tornar apóstolo dentro da hierarquia da igreja, que começa nos aspirantes, passa pelos diáconos, presbíteros - como Kaká-, pastor, bispo e apóstolo. Mas a sucessão não estava na iminência de acontecer.
E o casal Hernandes deixou isso claro ainda na Flórida, quando comandava cultos por videoconferência com frequência semanal. "Eles voltam para assumir uma igreja forte", argumenta um ex-bispo do grupo religioso. "A igreja continuou com um corpo razoável de fiéis, mesmo depois dos escândalos no Brasil e nos Estados Unidos e agora o rebanho deve crescer ainda mais", explica.
Quando fala de escândalos no Brasil, o dissidente se refere às denúncias do Ministério Público de São Paulo feitas em 2006 contra o casal pelo suposto crime de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e estelionato. Segundo o promotor Arthur Lemos Jr., ainda corre pelo menos um processo por lavagem de dinheiro contra eles. "Vamos notificar a Justiça do retorno dos dois e retomar as audiências", diz Lemos. Até lá, ainda serão muitos os cultos animados. Com a volta do "paizão" e da "mamãe", como Estevam e Sônia são chamados pelos fiéis, é tempo de festa na Renascer. E, para esse rebanho, é só isso que parece importar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário