SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Paraná tem 39 mortes por gripe suína; Justiça restringe clientes em bancos

A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira mais oito mortes em consequência da gripe suína --gripe A (H1N1)--, elevando para 39 o número de vítimas no Estado e 198 no país. Também hoje entrou em vigor determinação da Justiça que obriga os bancos de Curitiba e da região metropolitana a monitorarem o fluxo de pessoas nas agências para evitar aglomerações e novos casos da doença.
A decisão foi tomada sexta-feira (7) pela juíza Ana Maria das Graças Veloso, titular da 7ª Vara do Trabalho de Curitiba. O Estado tem mais de 780 casos confirmados da doença.
De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, os bancos devem limitar o acesso de dez pessoas por vez a cada quatro caixas de atendimento. A Justiça também determinou que as instituições facilitem o atendimento médico a funcionárias grávidas e empregados com sintomas da gripe suína, que devem ser encaminhados para atendimento médico e afastamento, se necessário.
Conforme a decisão, os bancos devem disponibilizar álcool em gel 70% (ou líquido 70%) para empregados, trabalhadores terceirizados e clientes, além de lenços descartáveis e máscaras cirúrgicas aos bancários e terceirizados.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, que propôs a ação, a multa prevista para cada uma das agências que descumprir a determinação é de R$ 1.000 por dia.
Outros casos
Também nesta segunda-feira as secretarias da Saúde do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e de Minas confirmaram mortes em decorrência da gripe suína. Em todo o país são ao menos 198 mortes causadas pela doença, de acordo com dados parciais do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais da Saúde.
São Paulo é o Estado com maior número de mortos: 69 até o último dia 7 de agosto, conforme boletim divulgado na semana passada pela Secretaria Estadual da Saúde. Em seguida estão Rio Grande do Sul (49) e Paraná (39).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário