SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rio confirma mais sete mortes por gripe suína; três gestantes estão entre as vítimas

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio confirmou nesta segunda-feira mais sete mortes causadas pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). Entre as vítimas estão três grávidas e três crianças. Com isso, o número de mortes no Estado chega a 16 e, no Brasil, sobe para 92.
Mais cedo, as secretarias de Saúde dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia também confirmaram outras nove mortes, no total, em decorrência da gripe suína. De acordo com a secretaria, uma das mortes ocorreu no dia 23 de julho. Trata-se da professora Alessandra Santos de Campos, 28, que estava grávida de sete meses e chegou ao HGB (Hospital Geral de Bonsucesso), na zona norte do Rio, com insuficiência respiratória, tosse, febre alta e apresentou quadro grave de pneumonia.
As outras vítimas são outras duas gestantes, moradoras de Duque de Caxias (Baixada Fluminense). Uma delas tinha 16 anos e morreu no dia 22; a outra vítima tinha 22 anos e morreu no dia 24 de julho, segundo a secretaria.
O Estado também registrou a morte de duas crianças moradoras do Rio, uma de 8 anos, que sofria de problemas neurológicos (morreu no dia 28), e outra de 7 anos, que também tinha o mesmo problema de saúde (morreu no dia 23).
Outra criança de 7 anos morreu no dia 23 em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Ela tinha hemoglobinopatia, informou a secretaria de Saúde.
Além das crianças e gestantes que fazem parte do grupo de risco, uma mulher de 57 anos, que era cardiopata, morreu no último dia 28. Segundo a secretaria, ela era moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Outros Estados
Em Santa Catarina, foram confirmadas as primeiras três mortes em consequência da doença. Duas das vítimas são da cidade de Concórdia e uma de Tubarão, mas os detalhes sobre as vítimas ainda não foram divulgados.
Já no Rio Grande do Sul, foram divulgadas mais quatro mortes, elevando para 29 o número de vítimas. Duas das quatro mortes ocorreram em Passo Fundo, uma em Santa Maria e outra em Novo Hamburgo.
Também nesta segunda, a Secretaria da Saúde da Bahia confirmou a primeira morte por gripe suína no Estado. O paciente, de 50 anos, morava em Salvador e morreu no dia 28 de julho. Ele era hipertenso --um dos fatores de risco apontados pelo Ministério da Saúde.
Em Olinda (PE), morreu nesta segunda-feira uma adolescente mineira de 17 anos, que visitava a cidade e estava internada havia alguns dias.
São Paulo
Mais cedo, as prefeituras de Amparo e de Valinhos, em São Paulo, confirmaram outras mortes pela doença.
Embora as prefeituras de municípios tenham divulgado novas mortes neste fim de semana e hoje, os casos ainda não foram contabilizados pela secretaria do Estado. O Estado de São Paulo tem o maior número de mortes confirmadas no país: com 37 óbitos segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na última sexta-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário