SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Volta ao mundo

COLÔMBIA
Uribe mais perto do terceiro mandato
O Senado colombiano, de maioria governista, aprovou na quarta-feira à noite a realização de um referendo sobre mudança na Constituição para permitir ao presidente Álvaro Uribe candidatar-se a um terceiro mandato. Agora, o projeto de lei seguirá, na semana que vem, para a Câmara dos Deputados e, se aprovado, dependerá apenas da autorização da Corte Constitucional de Justiça da Colômbia. Sendo aprovada nas três instâncias, a nova lei poderá valer já nas eleições de maio de 2010.
ÁSIA
Coreia do Norte envia delegação à do Sul
A Coreia do Norte anunciou ontem o envio de uma delegação de primeiro escalão à Coreia do Sul para acompanhar o funeral do ex-presidente Kim Dae-jung, em mais um sinal de redução das tensões entre o regime comunista e o resto do mundo. Kim, que morreu na terça-feira aos 85 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2000, meses depois de promover a primeira cúpula entre líderes das duas Coreias. A iniciativa é vista porém com cautela. O regime norte-coreano tem tradição de mudanças abruptas em suas políticas.
FORÇA
Rússia quer reforçar aviação militar
A Rússia deve fazer a maior reestruturação da aviação militar de sua história pós-União Soviética, anunciou o comandante da Força Aérea ontem. A enferrujada maquinaria militar russa contrasta com o desejo do Kremlin de ser mais assertivo nos assuntos mundiais.
Analistas afirmam que boa parte do potencial tecnológico do país foi perdida em meio à agitação que se seguiu ao fim da União Soviética, em 1991.
ESCÓCIA
Líbio que explodiu avião deixa prisão
Um ex-agente líbio condenado à prisão perpétua pelo atentado aéreo de 1988 sobre a cidade escocesa de Lockerbie foi liber tado nesta quinta-feira, informou o governo local. Abdel Basset al-Megrahi, que tem câncer terminal, voltará à Líbia graças a uma decisão de caráter humanitário, e apesar da pressão do governo dos EUA para mantê-lo na prisão.
A explosão em pleno ar do voo 103 da companhia Pan Am matou 270 pessoas, a maioria americanos.
ALERTA
Mísseis do Irã podem ameaçar a Europa
O Irã poderia ter capacidade de atingir a maior parte da Europa com um míssil balístico dentro de três ou quatro anos se for adiante com seu programa, afirmou o ex-chefe do programa de defesa antimíssil israelense ontem. Se correto, o prazo citado por Uzi Rubin, uma alta autoridade sobre o programa iraniano, coloca uma nova nota de urgência no espinhoso debate diplomático sobre a construção de um bilionário escudo de defesa antimísseis na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário