SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 8 de maio de 2012

Conselho de Ética aprova processo contra Demóstenes

Gravações mostram que a empresa Delta usou Carlinhos Cachoeira para monitorar TCU

Do Portal Terra
2297840-9349-rec.jpg

O Conselho de Ética do Senado aprovou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Demóstenes é suspeito de envolvimento com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Foram 15 votos favoráveis à abertura do processo.
Antes da votação, o presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), negou pedido de Demóstenes de mais 10 dias de prazo para apresentação da defesa. Após a decisão, deu-se início a votação do relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que pedia a abertura de processo disciplinar contra o senador.
Gravações mostram que Delta usou Cachoeira para monitorar TCU

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo mostram que a Delta Construções usou dos serviços do grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira para monitorar as investigações de superfaturamento na construção da nova sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), uma das mais importantes obras da empresa no Rio de Janeiro. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.
Nas escutas, o araponga Idalberto Matias Araújo, o Dadá, dá informações ao então diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, sobre processo do Tribunal de Contas da União (TCU) que apurava sobrepreços e pagamentos em duplicidade na empreitada. O diálogo ocorreu uma semana após a divulgação das conclusões de uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) que apontava pagamentos irregulares na segunda fase da obra. Em nota, a Delta disse que desconhece "completamente o assunto".
Carlinhos Cachoeira 
Acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos após a divulgação de um vídeo em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, lhe pedia propina. O escândalo culminou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e na revelação do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensalão.
Escutas telefônicas realizadas durante a investigação da PF apontaram contatos entre Cachoeira e o senador democrata Demóstenes Torres (GO). Ele reagiu dizendo que a violação do seu sigilo telefônico não havia obedecido a critérios legais.
Nos dias seguintes, reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo afirmaram, respectivamente, que o grupo de Cachoeira forneceu telefones antigrampos para políticos, entre eles Demóstenes, e que o senador pediu ao empresário que lhe emprestasse R$ 3 mil em despesas com táxi-aéreo. Na conversa, o democrata ainda vazou informações sobre reuniões reservadas que manteve com representantes dos três Poderes.
Pressionado, Demóstenes pediu afastamento da liderança do DEM no Senado em 27 de março. No dia seguinte, o Psol representou contra o parlamentar no Conselho de Ética e, um dia depois, em 29 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou a quebra de seu sigilo bancário.
O presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), anunciou em 2 de abril que o partido havia decidido abrir um processo que poderia resultar na expulsão de Demóstenes, que, no dia seguinte, pediu a desfiliação da legenda, encerrando a investigação interna. Mas as denúncias só aumentaram e começaram a atingir ouros políticos, agentes públicos e empresas.
Após a publicação de suspeitas de que a construtora Delta, maior recebedora de recursos do governo federal nos últimos três anos, faça parte do esquema de Cachoeira, a empresa anunciou a demissão de um funcionário e uma auditoria. O vazamento das conversas apontam encontros de Cachoeira também com os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goiás. Em 19 de abril, o Congresso criou a CPI mista do Cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário