SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 27 de maio de 2012

Saiba como impedir que ladrões acessem dados no celular após roubo

Guardamos muitas informações pessoais no celular. Está tudo lá, basta um toque. Imagine o risco se tudo isso cair nas mãos de um bandido.

CÉSAR MENEZES São Paulo
Além do trauma e do prejuízo material que um assalto pode provocar, há outro efeito do qual nem todos se dão conta: é o risco de ver dados confidenciais, como senhas ou e-mails, acabarem nas mãos de criminosos.
Marcela guarda todos os documentos na carteira. "Tem habilitação, meu CPF, meu título de eleitor”, lista.
O ideal é levar o mínimo possível. Lembre-se: uma conta de energia tem o endereço de casa. Os extratos mostram o número de conta bancária. E os recibos das compras no cartão são um perigo.
"Caso cair na mão errada, ele sabe quanto a gente gasta, onde a gente frequenta, com o que a gente gasta. É mais uma preocupação para ter depois", alerta Chen Gilad, diretor de empresa de segurança.
Além da bolsa, o ladrão sempre quer o celular, que entregamos com uma quantidade enorme de informações. Faça um teste. Pegue seu telefone e veja a sua lista de contatos, as mensagens que enviou ou recebeu e nunca se lembrou de apagar. As redes sociais, os e-mails. Está tudo lá, basta um toque. Imagine o risco se tudo isso cair nas mãos de um bandido.
Em caso de assalto, a primeira providência é ligar para a operadora para bloquear a linha e desativar o aparelho, informando o 'Imei', que é o registro dele na Anatel. Para saber o seu 'Imei', tecle * # 0 6 #. Anote o seu número. Assim, o telefone não pode mais ser usado para fazer ligações. Mas o que está registrado nele ainda pode ser visto.
Por isso, use um protetor de tela com código. A assistente comercial Carina Teixeira não fazia isso e, quando levaram o celular dela, foi um pesadelo.
"Tinha todas as minhas informações principais, como endereço, troca de e-mail onde tem senha de banco, acesso aos meus e-mails”, lembra.
Não guarde mensagens com dados pessoais. Na agenda de contatos, coloque apenas nomes, nunca o parentesco.
“Podem ligar para as pessoas que você tem relacionamento afetivo ou familiar para fazer chantagem", explica Ricardo Giorgi, professor de segurança da informação.
Depois de navegar nas redes sociais, sempre se desconecte. Colocar a senha dá trabalho, mas é mais seguro.
"Se esse celular for furtado, o atacante ou o ladrão vai clicar lá e vai ser você. E que informações ele vai colocar?", acrescenta Ricardo.
Existem programas que limpam a memória do celular à distância. Mas isso só funciona para alguns modelos. O melhor é ter bom senso.
“Não prepare as informações para o atacante, guarde suas informações privadas de uma forma com responsabilidade e com cautela", finaliza o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário