SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gravação sugere caixa 2 de ex-assessores de Agnelo


Conversas de grupo de Carlinhos Cachoeiras mostram queixas sobre sumiço de doações de empresários – que, por sua vez, foram "arrochar" chefe de gabinete do governo

Gabriel Castro
Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal
Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal (Veja)
O gigantesco volume de informações divulgado sobre o bando do contraventor Carlinhos Cachoeira revela que a quadrilha montou uma poderosa rede de cooptação de agentes públicos. Ao que tudo indica, o grau de infiltração do grupo era maior em Goiás do que no Distrito Federal. Talvez por isso, distorcendo as informações, petistas passaram a alardear a inocência do petista Agnelo Queiroz e sua equipe. Mas a verdade não é bem assim: em um dos trechos interceptados pela Polícia Federal, Cachoeira e alguns de seus auxiliares comentam um episódio que pode revelar a existência de caixa dois na campanha da coligação petista na capital do país, em 2010.
Os diálogos são de 11 de janeiro de 2011, dez dias depois da posse de Agnelo. Idalberto Matias Araújo, o Dadá, braço direito do contraventor, conta a Carlinhos Cachoeira que Cláudio Monteiro, então chefe de gabinete do governador, estaria irritado com João Carlos Feitoza, o Zunga – ocupante de cargos de segundo escalão no governo distrital. O motivo: Zunga teria desviado recursos de empresários que doaram para "a campanha". Agora, eles estariam cobrando uma contrapartida, mas foram informados de que o dinheiro havia sumido.
Dadá afirma: "Três empresários que doou para a campanha (...) botou o dinheiro na mão do Zunga, mas o dinheiro não chegou na mão do Cláudio. Aí que é que o cara falou: 'Eu vou juntar vocês e vou chamar quem pegou o dinheiro, quer ver pra fazer essa acareação, porque o dinheiro não foi para a minha mão'". Cachoeira responde, referindo-se a Zunga: "É, mala não tem jeito não, né?"
Além de apontar para a existência de caixa dois, o diálogo revela que os doadores estavam cobrando de Cláudio Monteiro uma contrapartida pelas doações. Dadá diz que os três empresários foram "arrochar o Cláudio, querendo as coisas". A eles, segundo Dadá, Cláudio Monteiro afirmou: "Você vai ser atendido através de quem você entregou o dinheiro".
Em uma segunda conversa, com outro integrante da quadrilha, Dadá afirma que Zunga poderia ter evitado o constrangimento se negociasse com Monteiro "Não precisa disso, né? Cara, se ele assina com o cara... 'ó, Cláudio, o cara tá dando tanto, tem jeito de tirar uma ponta para mim?', o cara vai autorizar, bicho, são tudo amigo, né, cara?". A afirmação foi feita a Lenine Araújo de Souza. O parceiro de Dadá concorda: "Exatamente, porque tirar escondido é feio demais, né, Chico?"
Outro diálogo entre Dadá e Cachoeira revela ainda que, depois de saber das acusações contra Zunga, o chefe da quadrilha se preocupou com o destino de doações intermediadas pelo bando ao grupo de Zunga: "Aqueles que o Lenine passava e o Zunga pegava lá, será que ele entregou?" Dadá responde afirmativamente.
Baixas - Zunga e Monteiro deixaram o governo após o surgimento das primeiras denúncias mostrando a relação deles com o grupo de Cachoeira. Marcelo Lopes, o "Marcelão", também perdeu o cargo de assessor da Casa Militar do governo do Distrito Federal. Ele é outro personagem citado nas conversas do bando.
Zunga e Monteiro não foram encontrados, mas em ocasiões anteriores sempre negaram ter atuado em conluio com a quadrilha. A Secretaria de Comunicação do governo do Distrito Federal alega que o diálogo não diz respeito à campanha do governador Agnelo Queiroz. O porta-voz do governo, Ugo Braga, afirmou ao site de VEJA que Cláudio Monteiro foi candidato a deputado distrital e que o diálogo diz respeito a essa campanha. Monteiro ficou em 98º lugar na disputa pelas 24 vagas na Câmara Legislativa.

Veja a transcrição dos diálogos, feita pela Polícia Federal:
11/0112011  18:15:07 
DADA: o CHlCÃO, MARCELÃO te contou o negócio do ZUNGA?
CARLINHOS: não, o que é que é?
DADA: três empresários foram atrás do CLAUDIO. Falou que deu "as quantia" na mão do ZUNGA e o dinheiro não apareceu na mão do CLAUDIO. O bicho tá indignado velho.
CARLINHOS: como é que é? Me fala ai de novo.
DADA: três empresários, que doou para a campanha, mas botou o dinheiro na mão do ZUNGA, mas o dinheiro não chegou na mão do CLAUDIO. Aí que é que o cara falou: "eu vou juntar vocês e vou chamar quem pegou o dinheiro, quer ver pra fazer essa acareação, porque o dinheiro não foi para a minha mão". Falou para os empresários.
CARLINHOS: é, mala não tem jeito não, né?
DADA: rapaz, como é que o cara se suja desse jeito, né bicho? Diz que vai deixar ele lá na Secretaria de ... de .. Ele me ligou agora, diz que a ... (incompreensível) não está atendendo ele, aí o CLAUDIO falou para o MARCELÃO que vai botar ele na SECRETARIA DE ESPORTES, botar ele lá na assessoria lá. Quer ele bem longe dele. O cara se suja por causa de besteira, nê rapaz? varalzeiro .. não tem jeito não.

11/01/2011 18:16:50 
LENINE:LENINE: oi CHICO
DADA: deixa eu te falar, vou te contar aqui uma do ZUNGA cara. O eLADIO está indignado com ele cara (incompreensível) três empresários foram arroxar o CLAUDIO, querendo as coisas: "meu innão, você não me ajudou .. não." eu entreguei tanto, tanto na mão do ZUNGA ué". Ai diz que ele vai fazer uma acareação com os empresários e com o ZUNGA. Porque ele disse "ó ... não chegou na minha mão não ... você vai ser atendido através de quem você entregou o dinheiro".
LENINE: é mesmo Chico? Você contou isso para o HOMEM?
DADA: contei, contei para o HOMEM, falei. Rapaz não é possível um trem desse ... o cara (incompreensivel) não tem jeito não ... pois é." falou isso para o MARCELÃO. Falou "MARCELÃO, não quero ele perto de mim, tá me enchendo o saco para ser o meu segundo. Não vai ser nunca meu segundo, vou botar ele lá na Secretaria de Esportes, lá na assessoria lá ... numa chinelagem para ele ficar lá ... não quero ele nem passando na minha porta. Desse jeito CHICO ... rapaz como é que um cara se suja num negócio por causa de um negócio desse ... os caras, bicho, são tudo louco, né?

LENINE: pois é, como é que faz um trem desse, não é não, cara? rapaz .. é foda ... ai queimou, vai ficar queimado agora ... mais oito anos.
DADA:pois é rapaz, ele me ligou .. eu to sabendo disso desde ontem à noite, ai ele me ligou agora, né, perguntando pelo HOMEM, né, e tal... ele falou assim "E O CLAUDIO?"" "não .. ele tá muito ocupado, não to nem indo lá para não perturbar ele, tô em casa aguardando ele me chamar", Aí eu falei: "c..., como é que pode um cara ser cara de pau desse jeito?"

LENINE: como é que queima né rapaz? é f...

DADA: Não precisa disso né ... cara se ele assina com o cara .. "ó CLAUDIO, o cara tá dando tanto, tem jeito de tirar uma ponta para mim?", o cara vai autorizar, bicho, são tudo amigo, né cara?
LENINE: exatamente, exatamente, PORQUE TIRAR ESCONDIDO É FEIO DEMAIS, NÉ CHICO!

11/01/2011 18:33:55 
DADA: Fala CHICÃO.
CARLINHOS: até o ZUNGA mexe no que não é dele?
DADA: pois é rapaz, fiquei "de cara" com o negócio, rapaz, fiquei "de cara", entendeu? Aí hoje ele me liga, né e aí eu falei assim:"po bicho, e o CLAUDIO"? ... : "não ... ele tá muito ocupado, to ficando em casa, eu to esperando ele me chamar", "mas e aí? você vai ser o que lá no GABINETE?"... "não não sei, acho que não vou ficar lá não. Acho que vou ficar em outro lugar" .. "ah .. então tá bom". Mas ele desabafou ontem com O MARCELÃO, assim que o CLAUDIO saiu da sala, ele desabafou, bicho ... falou pra caramba, falou tudo, bicho, falou até o nome,dos empresários que procurou lá...
CARLINHOS: aqueles que o LENINE passava e o ZUNGA pegava lá, será que ele entregou? Entregou né, porque ... ele sabia né ... ?
DADA: não ... aquele entregou ... porque, por três vezes, eu fui lá com o LENINE e o LENINE falou na frente do CLÁUDIO: "deixei lá pro ZUNGA". E a última vez, a última parcela, fui eu que entreguei. Aí eu fui lá, o CLÁUDIO tava lá, entendeu? aí, entreguei para ele para o ZUNGA e falei para o CLÁUDIO: "ó CLAUDIO, a última lá lá com o ZUNGA ... agora não, lá beleza ... e o ZUNGA junto, entendeu? Aí, essa aí ele não deu chapéu não, mas essas outras ele deu.
CARLINHOS: Ah... então lá bom. Excelente.
DADA: Não ... ele sabe ... o CLAUDIO sabe que aquela lá tá tranquilo ... o problema é (incompreensível) ... aquela ali foi f...,  bicho, po .. como é que faz um negócio desses, cara? O cara é varalzeiro mesmo, se sujar por causa de bobagem,cara. Na realidade o cara não tem que se sujar por p... nenhuma, nem com pouco nem por muito, mas p... o cara é foda ... e amigo, se ele chega pro cara e pede pra tirar a ponta pra ele, o cara ia deixar .. como é que faz um negócio desse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário