SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Proprietária revela plano de retirada de navio encalhado na Itália


Equipes de resgate usarão guindastes e tanques de ar para tentar retirar o navio Costa Concordia, encalhado no mar Tirreno desde o acidente, ocorrido em 13 de janeiro, de acordo com um plano revelado nesta sexta-feira. No incidente, 30 pessoas morreram e outras duas ainda estão desaparecidas.
Estimado em cerca de US$ 300 milhões, o plano para içar o navio e retirá-lo das proximidades da ilha de Giglio, na região italiana da Toscana, deverá começar nos próximos dias e durar cerca de um ano, segundo a Costa Cruzeiros, proprietária da embarcação.
Representantes das duas empresas que farão a retirada, a americana Titan Salvage e a italiana Micoperi, afirmam que estão confiantes no sucesso da operação, apesar de nunca terem resgatado um navio tão grande. O transatlântico tem 290 metros de comprimento e pesa mais de 114 mil toneladas.
Reuters
Imagens da apresentação do plano de resgate do Costa Concordia, que encalhou na Itália em janeiro
Imagens da apresentação do plano de resgate do Costa Concordia, que encalhou na Itália em janeiro
"Esta será a maior tentativa de içar um navio na história, mas nós pensamos que é completamente possível", afirmou Richard Habib, presidente da Titan Salvage.
O chefe da Guarda Costeira italiana, Franco Gabrielli, disse que o navio deverá se estabilizar até o fim de agosto. A operação é necessária para prevenir que a embarcação deslize para as águas e prejudique a reserva marinha do mar Tirreno.
EQUIPAMENTOS
Para tentar retirar o transatlântico da rocha onde encalhou, as empresas usarão dois guindastes, que serão colocados debaixo do casco, além de tanques de água para estabilizar a embarcação. Após conseguir estabilizar o Costa Concordia, os tanques serão cheios de ar para tentar manter o navio flutuando.
Após a operação, que é prevista para terminar em fevereiro de 2013, o barco será levado ao porto italiano de Livorno, onde será desmontado. O risco ambiental é considerado pequeno, já que as 2.300 toneladas de combustível que estavam nos tanques do transatlântico foram retirados em março.
Reuters
Empresas estimam que resgate de transatlântico deve ser finalizado em fevereiro de 2013
Empresas estimam que resgate de transatlântico deve ser finalizado em fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário