SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 31 de maio de 2012

PM começa a substituir tropas do Exército nas favelas da Penha

Troca começou pelos morros da Fé, Sereno e da Chatuba.
Polícia prepara comunidades para receberem as próximas UPPs.

Do G1 RJ
Policiais do Bope no Morro da Chatuba (Foto: Divulgação/Bope)Policiais do Bope no Morro da Chatuba (Foto: Divulgação/Bope)
A Polícia Militar começou, nas primeiras horas desta quinta-feira (31), a substituir os militares da Força de Pacificação que patrulhavam as comunidades do Conjunto de Favelas da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A substituição faz parte do processo de instalação da primeira Unidade de Polícia Pacificadora na região. Trezentos policiais vão atuar na região nesta quinta.
De acordo com a PM, a troca dos militares por policiais acontece nas comunidades da Chatuba, do Morro da Fé e Morro do Sereno. Desde o fim de 2010, a região é ocupada por militares da Força de Pacificação. Por volta das 6h, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estavam posicionados no Morro da Chatuba. A polícia ainda não divulgou quando começa a troca dos militares na Vila Cruzeiro.
Ainda segundo a PM, logo após a substituição das tropas, a Polícia Militar fará ações de policiamento e revista à procura de criminosos que ainda possam estar na área.
A ação desta quinta conta com policiais do Batalhão de Choque (BPChq ), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aeromarítimo, além dos policiais do Bope.
A Polícia Militar pede a colaboração da população. Quem tiver informações sobre criminosos deve denunciá-los aos polícias. Além disso, a PM pede que os moradores andem com os documentos de identificação. Motoristas e motociclistas deverão mostras os documentos dos veículos e de habilitação. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete.
De acordo com o coordenador do Comando de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra, a substituição total dos militares por PMs na região do Alemão e da Penha deve acontecer até o início de julho, quando a sede da CPP passará a funcionar, onde atualmente funciona a sede da Força de Pacificação no Alemão.
Alemão ganha 4ª UPP
Na quarta-feira (30), o Conjunto de Favelas do Alemão ganhou a quarta e última UPP da comunidade. A unidade instalada no Morro do Alemão vai beneficiar 20 mil moradores do próprio Alemão e da comunidade Pedra do Sapo, segundo o Instituo Pereira Passos (IPP). Durante a inauguração da UPP, o governador Sérgio Cabral aproveitou para anunciar que o Alemão vai ganhar as primeiras bases fixas das UPPs da comunidade.
De acordo com a assessoria de imprensa das UPPs, as bases estarão prontas em 15 dias nas comunidades Nova Brasília e na Fazendinha.
Ocupação do Alemão
As Forças de Pacificação ocupam a Penha e o Alemão desde o fim de novembro de 2010 e têm o apoio dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário