SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 7 de maio de 2012

EUA inauguram novos postos para pedido de visto no Brasil

Novas unidades começam a operar nesta segunda em SP, BH e Brasília.
Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre também terão atendimento ampliado.

Do G1, em São Paulo
Começam a funcionar nesta segunda-feira (7) os novos centros de solicitação de visto para os Estados Unidos instalados em São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Distrito Federal. Na capital paulista, serão duas novas unidades.

A previsão é de que novos postos também sejam inaugurados em breve em Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Os postos vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Serão dois endereços na capital paulista: um na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, na Zona Sul; e outro na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
Em Minas, o posto de atendimento do Consulado dos Estados Unidos começa a operar nesta segunda-feira na Rua Maranhão, 310, bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul da capital.

Já em Brasília, quem quer renovar o visto para entrar nos EUA não vai mais precisar ir à embaixada. A entrega dos documentos será feita no posto de atendimento que funcionará no Venâncio 2000 e o atendimento deve durar, no máximo, 30 minutos. A expectativa, segundo a embaixada americana, é de que o atendimento passe de 1,2 mil pessoas por dia para 2,5 mil.
Mudanças no processo
Desde o dia 30 de abril, os pedidos de visto passaram a ser feitos em duas etapas. A primeira delas exige agendamento do pedido de visto via internet, pelo site http://brazil.usvisa-info.com. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o seu pedido e saber se foi liberado, se está tramitando etc.
A partir deste ponto, a pessoa vai a um dos dois centros para entregar documentos, foto e recolher as dirigais, na data agendada.

Nem todos vão ter que passar pela segunda etapa, que consiste em uma entrevista com um vice-cônsul americano. Casos de renovação de visto de turismo e negócios vencidos há no máximo quatro anos, por exemplo, não exigem a entrevista, que é feita no consulado.
A criação dos postos de pedido de visto faz parte de um plano maior, para reduzir as filas e a espera para retirar o documento. A previsão do Consulado Geral dos EUA em São Paulo é diminuir as filas atuais, que duram três horas, para no máximo 30 minutos nos novos postos.
Taxa única
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de R$ 307,70 (US$ 160). O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte. Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5x7, que vai passar a ser tiradas no centro de atendimento, de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário