Agora, será preciso ir duas vezes, em dois dias diferentes, a uma representação americana para tirar o visto pela primeira vez. Antes, uma única visita bastava.
Isso porque o consulado criou postos para dar o primeiro atendimento; eles abrirão no dia 7, segunda que vem. O segundo atendimento será no próprio consulado.
NOVOS POSTOS
Em São Paulo serão dois postos, em Pinheiros (zona oeste) e na Saúde (zona sul). Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte também terão postos.
Segundo o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, o usuário poderá agendar as visitas em dias consecutivos.
No primeiro dia, o interessado irá ao posto para tirar impressões digitais e entregar documentos. Uma foto digital será tirada na hora; até então, o candidato tinha que levar uma foto 5 x 5.
A segunda etapa é uma entrevista no consulado. Quem for renovar o visto pode ser dispensado; o sistema de agendamento decidirá, após o usuário responder a algumas perguntas. O consulado, no entanto, não revela quais são os critérios adotados para dispensar a entrevista.
Outra alteração é a criação de uma taxa única, de US$ 160 (R$ 301,54). Até então eram três taxas. O pagamento poderá ser feito pelo site de agendamento, com a emissão de um boleto, por exemplo.
FILA
A intenção do consulado é reduzir a fila do visto de 35 para 20 dias, para facilitar a ida de brasileiros aos EUA. Outra meta é ampliar de 3.400 para 5.000 o número de vistos processados por dia no consulado de São Paulo.
No ano passado, 1,5 milhão de brasileiros viajaram para os EUA. A previsão para este ano é de 1,78 milhão.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário